PESQUISA

QUEM SOU EU

Minha foto
Vila Velha, ES, Brazil
Mulher, namorada, filha, neta. Acima de tudo, BAILARINA.

sábado, 1 de janeiro de 2011

CUIDADOS COM OS PÉS

Praticamente todas as bailarinas têm algum problema com os pés.
Baseada na minha própria experiência, vou passar algumas dicas para diminuir a dor e o desconforto que as sapatilhas de ponta causam.

1ª dica: use sempre a sapatilha adequada para o seu pé. O que causa as bolhas e os calos é a fricção que ocorre entre o seu pé e a sapatilha. Certifique-se que a sapatilha é bem ajustada, e se for o caso, use ponteiras que acomodem e não deixem os pés deslizarem no interior do box.

2ª dica: muita gente tem o segundo dedo mais longo que o dedão, portanto esse pobre e ingrato dedo sofre horrivelmente com a pressão e por vezes perdemos a unha desse dedo. A melhor solução é comprar uma dedeira para o dedão, para que ele fique alinhado com o seu segundo dedo e a pressão passe a ser feita nele.

3ª dica: se você já tem calos, não se esforce para tirá-los. Se foi inevitável a formação do calo, não tente  retirá-lo com lixas ou alicates. Eles são a proteção que a sua pele criou para que não abra nenhum machucado.

4ª dica: compre uma sapatilha apropriada para a largura do seu pé. Se o box for muito estreito o seu dedão será forçado para fora e criará um joanete feio e dolorido. Existem alguns produtos no mercado que separam o dedão do segundo dedo para que essa dor terrível não ocorra, mas você pode improvisar um separador com um pedaço de silicone de uma ponteira velha ou um pedacinho de tecido com espuma dentro.

5ª dica: tenha mais de uma sapatilha para aula e ensaio. Alterne o uso das sapatilhas, pois elas cedem e acabam desajustando e machucando seus pés. Com mais de uma sapatilha você retarda o processo e melhora a aparência dos seus pés.

6ª dica: certifique-se que o tamanho da sapatilha é o correto. Do contrário seus dedos vão ficar amassados dentro do box e será uma dor horrível subir e descer da ponta e o pliè fica insuportável. Com os pés na ponta você deve conseguir pinçar a metade de um dedo para que fique mais confortável durante a execução dos movimentos. Geralmente compra-se 1 número e meio maior que o calçado normal, mas sempre prove antes de levar, essa medida varia muito de pessoa para pessoa.

7ª dica: não puxe demais o elástico. Muitas bailarinas acabam comprando números maiores de sapatilha e tentam concertar puxando o elástico. Além de ficar esteticamente feio, pois o tecido vai ficar cheio de dobras e rugas, pode machucar o tendão de aquiles com a pressão.

8ª dica: use sapatilhas de qualidade. Hoje existem sapatilhas de ponta no mercado que melhoram muito a nossa vida no balé. Novas tecnologias estão sendo usadas para nos dar mais corforto, estabilidade e qualidade de movimentos. O melhor material que vem sendo usado é o polímero elastométrico, fabricado exclusivamente pela Gaynor Minden (a melhor sapatilha no mercado hoje, pois tem diversas combinaçãoes de dureza, largura, tamanho, altura do box e calcanhar) e o silicone que a Capézio usa na Partner Box, com duas opções de dureza da palmilha.

Sigam as dicas e os seus pés irão agradecer muito e a sua execução será muito mais limpa e principalmente sem dores.