PESQUISA

QUEM SOU EU

Minha foto
Vila Velha, ES, Brazil
Mulher, namorada, filha, neta. Acima de tudo, BAILARINA.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O CUIDADO PARA SUBIR NA PONTA

É comum vermos bailarinas muito jovens fazendo trabalhos complexos nas pontas. Infelizmente alguns professores "forçam a barra" para a menina dançar na ponta. Geralmente inicia-se as bailarinas nas pontas aos 9 anos. É imprescindível que se tenha muito trabalho de força nos tornozelos e nos dedos, para que a criança adquira estabilidade e diminua o risco de lesões. Outro problema que se enfrenta é a sujeira que acaba dando aos movimentos. Por falta de força e técnica os movimentos saem incompletos, podendo viciar a execução dos mesmos no futuro.

O trabalho de curvatura dos pés deve ser explorado desde o começo, mesmo na meia ponta, para quando subir as pontas, já tenha força suficiente para manter-se no alto. Deve-se prezar pela postura ereta e o corpo muito bem preso, abdome forçado, para não colocar peso de mais nos pés e deixar o movimento mais leve e mais equilibrado. É importantíssimo trabalhar a linha do pé (que no arabesque fica para cima). Nas posições abertas (segunda e quarta posições) ajuda muito.

As jovens bailarinas também devem desde cedo trabalhar o en dehors, para evitar lesões nos tornozelos e principalmente nos joelhos. Os saltos nas pontas devem ser iniciados quando a bailarina já tem força suficiente nos tornozelos.

Fica a dica então. Não se apressem para subir na ponta. Melhor demorar mais e ser seguro e limpo do que ser rápido e causar lesões e muita sujeira na dança.